VariCAD v2024 – Nova Versão

Foi lançada uma nova versão do VariCAD 2024-1.0. Esta nova versão contém melhoramentos significativos, em termos de precisão das transformações dos objetos 3D e 2D. Também ao nível dos constrangimentos 3D, estes foram alterados e a sua visualização está mais legível, incluindo a sua gestão. No 2D, existem agora mais possibilidades nas definições do desenho e dos incrementos de arrasto, mais opções no uso de linhas guia temporárias e para as definições de texto, pois é agora possível uma gama mais vasta de símbolos e quaisquer caracteres Unicode. O VariCAD pode agora ser trocado para qualquer dos idiomas suportados, sem limitações. Também, existem mais dimensões disponíveis, nas bibliotecas de peças mecânicas. O VariCAD fornece um novo método de licenciamento, que permite agora o trabalho com uma licença flutuante.

-Constrangimentos Geométricos de Objetos 3D.

Os constrangimentos geométricos, podem ser mostrados de forma muito confortável no esquema, quer pelos constrangimentos entre os elementos sólidos, ou entre os sólidos completos. O esquema está disponível em várias situações – por exemplo, a partir da gestão de constrangimentos ou a partir do trabalho com a estrutura em árvore dos sólidos.
Podemos selecionar objetos a partir de um esquema de constrangimentos. Isto está disponível quer para elementos sólidos, como para sólidos completos, de acordo com a situação corrente e a respetiva opção.
A nova versão contém uma melhor gestão de constrangimentos. Para constrangimentos entre elementos sólidos, está disponível a partir do menu, ou com clique do botão direito do rato num sólido, que contenha elementos constrangidos. Para constrangimentos entre sólidos completos, está disponível com clique no botão direito do rato numa área vazia, se já existirem sólidos constrangidos. A gestão vai mostrar ligações legíveis e constrangidas, juntamente com o realce automático dos objetos correspondentes ou dos seus constrangimentos.
A gestão de constrangimentos, permite a seleção de objetos para alteração completa de constrangimentos, ou para adicionar objetos a um grupo constrangido (é possível constranger vários objetos por um único conjunto de constrangimentos). Podemos também selecionar a remoção de objetos de um grupo constrangido. Maioritariamente, permite a seleção de constrangimentos simples, para alterações básicas – remoção ou edição de uma distância constrangida (se o tipo de constrangimento o permitir). A distância constrangida, pode ser alterada, também pelo arrasto dos objetos 3D.
Existe uma verificação completa, dos constrangimentos atuais indisponíveis. Isto pode ser causado pelo facto, que o utilizador pode tornar objetos constrangidos ou âncoras, invisíveis. (Uma âncora, é um objeto ao qual o grupo constrangido está ancorado – preso a). No caso de constrangimentos entre os elementos sólidos, ocorre a mesma situação, se os objetos estiverem inativos. O esquema de constrangimentos, mostra os objetos constrangidos ou constrangimentos, indisponíveis e permite tornar visíveis (ou ativos), os objetos relacionados. Esta funcionalidade, está disponível dentro da gestão de constrangimentos e vai aparecer também, se desejarmos trabalhar com constrangimentos de quaisquer objetos selecionados.
Como “objeto” queremos dizer, um sólido completo, no caso de constrangimentos entre sólidos, ou se é um elemento sólido, os constrangimentos são criados dentro do sólido.

-Precisão Melhorada das Transformações.

A nova versão permite a definição de valores muito mais baixos, para translações ou rotações, quando comparado a versões anteriores. O limite de translações é agora tão baixo como 0.000001 mm, ou o valor correspondente em polegadas e para a rotação, o ângulo menor é de 0.01 arco segundo.
Isto permite o ajuste de dois objetos, praticamente sem limitações, usando apenas uma etapa. De qualquer modo, esta vantagem pode não ser visível e óbvia à primeira vista, mas previne problemas causados por um mau alinhamento dos sólidos.

-Desenho 2D.

É possível definir um modo de salto, para o movimento do cursor. Depois disto, a localização do cursor, é alterada dentro dos incrementos definidos. A nova versão, permite a definição de incrementos de forma diferente, para o desenho 2D e para o arrasto de objetos 2D. No caso de arrasto de objetos 2D, é também possível definir um movimento incremental do cursor, para a rotação (incrementos angulares) ou para a escala.
Agora, também podemos criar linhas guia temporárias, ao longo dos eixos 2D.

-Bibliotecas de Peças Mecânicas.

A nova versão, contém gamas mais vastas de dimensões de parafusos, aplicados para os standards DIN, ANSI, JIS e CSN. Se o utilizador quiser criar um furo para um parafuso com cabeça escareada (cabeça cónica), a parte cónica do furo, vai ser criada de forma melhorada, comparando com as versões anteriores.

-Criação de Textos.

Para textos 2D, textos das dimensões e também para textos 3D, é possível inserir uma gama mais vasta de símbolos ou outros caracteres Unicode. O VariCAD oferece símbolos, normalmente usados em engenharia mecânica, como para paralelismo, planicidade, entre outros. Opcionalmente, é possível inserir um valor Unicode, diretamente.

-Alterar o Idioma do VariCAD.

A nova versão, permite a seleção de qualquer idioma disponível, mas ainda assim, é distribuído como “Inglês”, “Alemão” etc. Este idioma de distribuição, quer dizer apenas, que é um idioma pré-selecionado, usado durante o primeiro arranque do VariCAD. Embora o idioma possa ser alterado, alguns dos dados já existentes, vão permanecer inalterados – tipicamente, nomes ou atributos de sólidos, nomes dos níveis 2D e outros itens.

-Licença Flutuante.

Existem alterações no licenciamento. Agora é possível trabalhar com uma única licença em várias localizações, mas não de forma simultânea.

Notícias recentes

imagem_varicad_2024

VariCAD v2024 – Nova Versão

Foi lançada uma nova versão do VariCAD 2024-1.0. Esta nova versão contém melhoramentos significativos, em ...

imagem_2023-11-28_135839858

4MCAD v24 – Nova versão

O software 4MCAD, tem uma nova versão no mercado, a v24. Abaixo um resumo para ...