AxisVM
AXISVM
As principais aplicações do AXISVM são no projeto de edifícios e estruturas industriais e geotécnicas. Oferecendo um poderoso solucionador de elementos finitos e ferramentas práticas de modelação, ele tem sido usado no projeto de pontes, estruturas compostas complexas, máquinas e veículos.
Além das configurações básicas, estão disponíveis módulos de projeto opcionais para estruturas compostas por elementos e ligações de betão armado, aço, madeira e alvenaria. Os utilizadores têm aplicado com sucesso os elementos especiais e as capacidades de análise do AXISVM para projetar estruturas inovadoras e personalizadas.
INTERFACE DE UTILIZADOR INTUITIVA EM 3D
Todas as fases do projeto estrutural (introdução de informação, análise, resultado do processamento, relatório) podem ser executados numa Interface de utilizador simples e fácil de usar.
Os modelos podem ser construídos rapidamente na plataforma 3D, com ferramentas de edição gráfica avançada. Qualquer utilizador consegue dominar os fundamentos em algumas horas, com esta interface de modelação focada no utilizador, com a ajuda, disponível em tutoriais e vídeos de aprendizagem.
RELATÓRIOS
Os relatórios podem ser criados baseados em tabelas, desenhos e detalhados em projetos calculados com cabeçalhos e linhas de texto. Os relatórios atualizam-se automaticamente, baseados no modelo, dados e resultados atuais.
Construir relatórios é mais rápido e fácil devido a tabelas pré-definidas e modelos personalizáveis, disponíveis para certos tipos de estruturas. Os modelos definem o intervalo de elementos, cargas, e resultados, para determinar como vão aparecer no relatório.
CRIAÇÃO DE SECÇÕES TRANSVERSAIS COMPOSTAS OU PERSONALIZADAS
O AXISVM inclui uma extensa base de dados de secções transversais de diferentes fabricantes e muitos tipos de formas (I, T, U, L, caixas, tubos, etc.) que podem ser criados parametricamente. O editor de secções transversais integrado facilita a modificação ou a criação de uma forma personalizada ou composta. Também é possível definir certas secções transversais compostas paramétricas, construídas a partir de dois ou três materiais diferentes (tubo ou caixa de aço preenchida com betão, com uma secção interna opcional, perfis retangulares ou circulares revestidos com betão). O editor calcula automaticamente as propriedades das secções transversais necessárias para a análise.
COLABORAÇÃO BASEADA EM BIM
BIM (Building Information Modeling) é um sistema para armazenamento e gestão de dados de construção. Um modelo de um edifício é construído com objetos que representam a geometria, as conexões e as suas propriedades.
Uma ligação BIM de alto nível utilizando um ficheiro do tipo IFC ou uma interface dedicada facilita a troca bidirecional de dados com qualquer aplicação baseada em BIM (ArchiCAD, AutoDesk ADT, Revit, Nemetschek Allplan, Tekla Structures, 4M, etc.). Ao rastrear automaticamente as alterações e atualizar o modelo, o AXISVM facilita a colaboração entre engenheiros civis e arquitetos.
SOLUCIONADOR ALTAMENTE EFICIENTE
• Capacidades de análise geométrica e material linear ou não linear
• Módulos de análise estática e dinâmica
• Determinação dos modos e frequências de vibração estrutural
• Análise de pushover
• Solucionadores multithread rápidos
AXISVM API (INTERFACE DE PROGRAMAÇÃO DE APLICAÇÕES) INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES EXTERNAS NO AXISVM PARA TAREFAS ESPECIAIS
O AXISVM, semelhante a outras aplicações Windows, suporta a tecnologia Microsoft COM para aceder, controlar e ler dados de programas externos. Os add-ons baseados na tecnologia COM permitem o desenho 3D paramétrico, a colaboração com programas externos e a análise iterativa de soluções estruturais alternativas.
PROJETO INCÊNDIO
Com a ajuda dos módulos SD8, TD8, RC8-B e RC8-S, é possível realizar o dimensionamento à resistência ao fogo para elementos de treliças, vigas e nervuras feitos de aço, madeira e betão armado, respetivamente. O utilizador pode escolher entre diferentes curvas de resistência ao fogo padrão, de acordo com as possibilidades oferecidas pelo código de projeto selecionado. O software calcula a temperatura do aço, a profundidade de carbonização para elementos de madeira e a distribuição da temperatura dentro da secção transversal do betão armado. O cálculo do projeto pode gerar a temperatura crítica, que é um dos parâmetros essenciais quando se seleciona um revestimento intumescente.
PROJETO
• Projeto e verificação de vigas, pilares, paredes, paredes-mestre, lajes, cascas, sapatas e sapatas contínuas de betão armado
• Estruturas de vigas de aço ou madeira (madeira macia, madeira dura, Glulam, LVL).
• Otimização de secções transversais de aço e madeira para estruturas de vigas.
• Verificação da resistência ao fogo para estruturas de vigas em aço e madeira.
• Determinação da utilização dos painéis CLT (XLAM).
• Verificação de paredes de alvenaria para cargas excêntricas e corte.
ANÁLISES SÍSMICAS E DINÂMICAS
A análise do espectro de resposta modal, a análise pushover e a análise do histórico temporal estão disponíveis para realizar o projeto sísmico estrutural de acordo com as normas Eurocode, NTC ou SIA. O efeito dos amortecedores e isoladores na resposta estrutural podem ser levados em consideração no projeto.
Inúmeros problemas dinâmicos (por exemplo, vibração induzida por máquinas) podem ser resolvidos com o módulo de análise dinâmica. Com a análise de passos, o efeito da vibração induzida por pessoas em pisos e escadas pode ser avaliado de acordo com várias normas internacionais.
MODELAÇÃO DE TIPOS DE LAJES ESPECIAIS
As lajes especiais podem ser modeladas e analisadas no AXISVM.
Os domínios compostos com nervuras têm uma grelha paramétrica de nervuras nos eixos x e y locais, e os materiais da laje e das nervuras podem ser diferentes. As lajes alveolares são pisos leves com canais retangulares ou circulares. Chapas de aço trapezoidais e lajes compostas com chapas de aço perfiladas também podem ser definidas parametricamente. Condições de rigidez arbitrárias podem ser definidas com a ajuda de uma matriz de rigidez personalizada.
UM SISTEMA MODULAR ADAPTADO ÀS SUAS NECESSIDADES
O AXISVM possui nove configurações básicas diferentes, com uma ampla gama de elementos finitos e tipos de análise disponíveis.
A configuração básica pode ser complementada com módulos adicionais de design ou interface para atender às necessidades da prática diária.

Grupos de Módulos




Estruturas de Betão Armado
Estruturas de Aço
Estruturas de Madeira
Estruturas de Alvenaria
Os módulos para estruturas de betão armado oferecem uma solução eficiente para o projeto de colunas, vigas, paredes, lajes, cascas e sistemas de sapatas. Também é possível modelar vigas e lajes pós-tensionadas. Considerando os reforços reais na análise, o deslocamento não linear da estrutura pode ser avaliado com mais precisão. O projeto contra incêndio para estruturas RC complexas está disponível (módulos RC8-B e RC8-S).
O grupo de módulos desenvolvido para estruturas de aço permite o projeto de elementos de aço. Também é possível considerar um caso de carga de incêndio. O módulo de otimização pode ajudar a encontrar projetos mais económicos.
O módulo SC1 abrange o projeto das juntas de aço soldadas e aparafusadas mais vulgarmente utilizadas.
Nos módulos desenvolvidos para estruturas de madeira, é possível analisar estruturas espaciais simples e complexas, otimizar secções transversais considerando vários critérios e garantir a fiabilidade dessas estruturas em condições de incêndio.
O módulo exclusivo de projeto de madeira laminada cruzada (XLM) fornece uma base teórica e computacional adequada para o projeto dessas estruturas inovadoras.
Este módulo permite o projeto abrangente de paredes de alvenaria não reforçadas, sujeitas principalmente a cargas verticais e forças de corte. As paredes podem ser analisadas como uma única parede ou como um segmento complexo de parede de vários andares.
A ligação entre a parede e a laje, que pode ter uma influência significativa na capacidade de carga, pode ser considerada.




Análises Sísmicas
Análises Dinâmicas
Cargas Meteorológicas
Colaboração BIM
A resistência sísmica das estruturas pode ser verificada por meio de análises do espectro de resposta modal, pushover ou histórico temporal, de acordo com as normas Eurocode, NTC ou SIA.
Na análise, também é possível considerar o efeito dos isoladores sísmicos e amortecedores na resposta estrutural.
O módulo DYN é adequado para a solução numérica de problemas dinâmicos gerais, considerando propriedades lineares ou não lineares dos materiais e não linearidade geométrica. O módulo FFA é especializado para determinar e verificar as acelerações de lajes e escadas devido a vibrações induzidas por pessoas.
Os módulos fornecem soluções para a geração automática e o tratamento complexo de cargas de vento e neve que atuam sobre estruturas.
Eles são aplicáveis a tipos de modelos estruturais padrão ou a estruturas com formas exclusivas, utilizando simulação em túnel de vento. Existem opções poderosas de visualização de resultados para lidar com um número significativo de combinações de cargas.
A conectividade BIM avançada (baseada em IFC ou interface especial) permite a troca direta de dados bidirecional com qualquer outro software que utilize a tecnologia BIM (por exemplo, ArchiCAD, AutoDesk ADT, Revit, Nemetschek Allplan, Tekla Structures,4M, etc.). Com essa conectividade abrangente, as alterações num modelo podem ser rastreadas, auxiliando a cooperação entre arquitetos e engenheiros que trabalham no projeto.
Standards
O AXISVM, como software FEA reconhecido internacionalmente, oferece aos utilizadores uma plataforma de projeto eficiente de acordo com o Eurocódigo e os seus anexos nacionais correspondentes, bem como outras normas nacionais (SIA, NTC).

EUROCÓDIGOS
EN 1990 (Eurocódigo 0) – Fundamentos do dimensionamento estrutural
EN 1991 (Eurocódigo 1) – Ações sobre estruturas
EN 1992 (Eurocódigo 2) – Dimensionamento de estruturas de betão
EN 1993 (Eurocódigo 3) – Dimensionamento de estruturas de aço
EN 1994 (Eurocódigo 4) – Projeto de estruturas compostas de aço e betão
EN 1995 (Eurocódigo 5) – Projeto de estruturas de madeira
EN 1996 (Eurocódigo 6) – Projeto de estruturas de alvenaria
EN 1997 (Eurocódigo 7) – Projeto geotécnico
EN 1998 (Eurocódigo 8) – Projeto de estruturas para sismos
A gama de anexos nacionais do Eurocódigo implementados está a ser continuamente ampliada.
Para adaptações nacionais que ainda não foram implementadas no software, os parâmetros de projeto globais personalizáveis, permitem ao utilizador personalizar as configurações de projeto de acordo com o anexo nacional desejado.
NORMAS NACIONAIS
A implementação das normas nacionais é realizada com o apoio profissional dos distribuidores internacionais, com base nas especificidades de cada país e através da personalização adequada do ambiente de software.

AXISVM
The primary applications of AXISVM are in the design of buildings, and industrial and geotechnical structures. Offering a powerful finite element solver and practical modelling tools, it has been used in the design of bridges, composite structures, machines, and vehicles.
In addition to the basic configurations, optional design modules are available for structures consisting of reinforced concrete, steel, timber, and masonry members and connections. Users have successfully applied the special elements and analysis capabilities of AXISVM to design innovative and custom structures.
INTUITIVE, 3D GRAPHICAL USER INTERFACE (GUI)
All phases of the structural design (data input, analysis, results processing, reporting) can be performed within an easy-to-use GUI.
Models can be built very quickly in the 3D graphical platform and with the available advanced graphical editing tools. Anyone can master the fundamentals within a few hours with the user-oriented modelling interface and the guidance provided by available step-by-step tutorials and training videos.
REPORTS
Reports can be created based on tables, drawings, and detailed design calculations with additional headings and text lines. Reports are auto-updating, i.e. generated based on the most current model data and results.
Building reports is made faster and easier through predefined and customizable templates, available for certain types of structures. Templates define the range of elements, loads, and results, and determine how they will be presented in the report.
BUILDING CUSTOM OR COMPOSITE CROSS-SECTIONS
AXISVM includes an extensive database of cross-sections from different manufacturers and many types of shapes (I, T, U, L, boxes, tubes, etc.) can be created parametrically. The integrated cross-section editor makes it easy to modify an existing cross-section or create a custom shape or a composite cross-section. Certain parametric composite cross-sections built from two or three different materials (concrete-filled steel tube or box with an optional inner section, rectangular or circular concrete-encased profiles) can also be defined. The editor automatically calculates the cross-section properties required for the analysis.
BIM-BASED COLLABORATION
BIM (Building Information Modeling) is a system for the storage and management of building data. A model of the building is constructed with objects representing the geometry, connections, and their properties.
A high-level BIM connection using an IFC type file or a dedicated interface facilitates bidirectional data exchange with any BIM-based application (ArchiCAD, AutoDesk ADT, Revit, Nemetschek Allplan, Tekla Structures, 4M etc.). By automatically tracking changes and updating the model, AXISVM makes it easy for civil engineers and architects to collaborate.
HIGHLY EFFICIENT SOLVER
• Geometrically and materially linear or nonlinear analysis capabilities
• Static and dynamic analysis modules
• Determination of structural vibration modes and frequencies
• Pushover analysis
• Fast multi-threaded solvers
AXISVM API (APPLICATION PROGRAMMING INTERFACE) INTEGRATING EXTERNAL APPLICATIONS INTO AXISVM FOR SPECIAL TASKS
AXISVM, similar to other Windows applications, supports the Microsoft COM technology to access, control, and read data from external programs. Add-ons based on the COM technology enable parametric 3D design, collaboration with external programs, and iterative analysis of alternative structural solutions.
FIRE DESIGN
With the help of SD8, TD8, RC8-B and RC8-S modules, it is possible to perform fire design for truss, beam, and rib elements made of steel, wood, and reinforced concrete, respectively. The user can choose from different standard fire curves according to the possibilities offered by the selected design code. The software calculates the steel temperature, the charring depth for timber elements, and the temperature distribution within the reinforced concrete cross-section. The design calculation can output the critical temperature, which is one of the essential parameters when intumescent coating is selected.
DESIGN
• Design and verification of reinforced concrete beams, columns, walls, wall cores, plates, shells, pad and strip foundations
• Steel or timber (softwood, hardwood, Glulam, LVL) beam structures.
• Optimization of steel and timber cross-sections of beam structures.
• Fire resistance verification for steel and timber beam structures.
• Determination of the utilization of the CLT (XLAM) panels.
• Check of masonry walls for eccentric loading and shear.
SEISMIC AND DYNAMIC ANALYSES
Modal response spectrum analysis, pushover analysis, and time-history analysis are all available to perform structural seismic design according to Eurocode, NTC, or SIA standards. The effect of dampers and isolators on the structural response can be taken into account in the design.
Numerous dynamical problems (e.g. machine induced vibration) can be solved with the dynamic analysis module. With footfall analysis, the effect of human-induced vibration on floors and stairs can be evaluated according to various international standards.
MODELING SPECIAL SLAB TYPES
Special slabs can be modelled and analyzed in AXISVM.
The composite ribbed domains have a parametric grid of ribs in the local x and y, and the plate and rib materials can be different. Hollow core slabs are lightweight floors with rectangular or circular channels. Trapezoidal steel sheets and composite slabs with profiled steel sheeting can also be defined parametrically. Arbitrary stiffness conditions can be defined with the help of a custom stiffness matrix input.
A MODULAR SYSTEM TAILORED TO YOUR NEEDS
AXISVM has nine different basic configurations with a broad range of available finite elements and analysis types.
The basic configuration can be supplemented with additional design or interface modules to meet the needs of the everyday practice.

Module Groups




RC Structures
Steel Structures
Timber Structures
Masonry Structures
The modules for reinforced concrete (RC) structures provide an efficient solution to the design of columns, beams, wall, slab, shell, and footing systems. Modelling of post-tensioned beams and slabs is also possible. Considering actual reinforcements in the analysis, the nonlinear displacement of the structure can be evaluated more accurately. Fire design for complex RC structures is available (RC8-B and RC8-S modules).
The module group developed for steel structures allows for the design of steel members. A fire load case can also be considered. The optimization module can assist in finding more economical designs.
The SC1 module covers the design of the most commonly used welded and bolted steel joints.
In the modules developed for timber structures, simple and complex space frame structures can be analysed, cross-sections can be optimised considering various criteria, and the reliability of these structures under fire condition can be ensured.
The unique cross-laminated timber (XLM) design module provides an appropriate theoretical and computing background for the design of these novel structures.
This module allows for the comprehensive design of unreinforced masonry walls subjected to mainly vertical loads and shear forces. Walls can be analysed either as a single wall or as a complex multi-storey wall segment.
The wall-slab connection, which can have a significant influence on load capacity, can be considered.




Seismic Analyses
Dynamic Analyses
Meteorological Loads
BIM Collaboration
The earthquake resistance of structures can be verified by modal response spectrum, pushover, or time-history analyses, according to the Eurocode, NTC, or SIA standards.
In the analysis, the effect of seismic isolators and dampers on the structural response can also be considered.
The DYN module is suitable for the numerical solution of general dynamics problems considering linear or non-linear material properties and geometric nonlinearity. The FFA module is specialized to determine and check the accelerations of slabs and stairs due to human-induced vibrations.
The modules provide solutions for the automatic generation and complex handling of wind and snow loads acting on structures.
They are applicable to standard structural model types or to unique-shaped structures using wind tunnel simulation. There are powerful result visualisation options to handle a significant number of load combinations.
The advanced BIM connectivity (IFC based or special interface) allows direct two-directional data exchange with any other software using BIM technology (e.g. ArchiCAD, AutoDesk ADT, Revit, Nemetschek Allplan, Tekla Structures, etc.). With such extensive connectivity, the changes in a model can be tracked, assisting the cooperation of architects and engineers working on the design.
Standards
AXISVM, as an internationally recognized FEA software, offers users an efficient design platform according to Eurocode and its corresponding national annexes, as well as other national standards (SIA, NTC).

EN 1990 (Eurocode 0) – Basis of structural design
EN 1991 (Eurocode 1) – Actions on structures
EN 1992 (Eurocode 2) – Design of concrete structures
EN 1993 (Eurocode 3) – Design of steel structures
EN 1994 (Eurocode 4) – Design of composite steel and concrete structures
EN 1995 (Eurocode 5) – Design of timber structures
EN 1996 (Eurocode 6) – Design of masonry structures
EN 1997 (Eurocode 7) – Geotechnical design
EN 1998 (Eurocode 8) – Design of structures for earthquake
The range of implemented Eurocode national annexes is being continuously expanded.
For national adaptations that have not yet been implemented in the software, the customizable global design parameters allow the user to customize the design settings according to the desired national annex.
NATIONAL STANDARDS
The implementation of national standards is accomplished with the professional support of the international distributors, based on the specifics of the given country, and through the appropriate customization of the software environment.
