Novo VariCAD 2022-2.0

Esta nova versão contém atualizações nas definições OpenGL. Existem várias novas opções, que permitem resolver eventuais problemas com os drivers. A seguir, foi também atualizado o comportamento de arrasto para objetos 2D, definições de impressão, arrasto de objetos 3D e na configuração de utilização de dois monitores. Nos esboços, existe uma nova funcionalidade automática, que permite resolver as pequenas aberturas dentro de contornos para extrusão/rotação.

Definições OpenGL.

Esta nova versão, permite explorar o último standard OpenGL (4.6), enquanto podemos trabalhar com versões mais antigas (4.3 ou 4.0). O VariCAD atualizado, trabalha de acordo com as definições anteriores, a não ser que estas sejam alteradas explicitamente.

O comando “cfg” apresenta uma nova secção – Definições avançadas OpenGL. Estas definições, são úteis no caso dos gráficos não trabalharem sem falhas. Mais, é fornecida uma ferramenta, que permite reiniciar o VariCAD, no caso de existirem problemas.

Agora, o VariCAD trabalha bem, também com as últimas versões da biblioteca Mesa, no Linux.

Arrasto de Objetos 2D na Área 2D ou Esboços.

Contrariamente às versões anteriores, já não existe uma caixa de diálogo a questionar sobre a opção de mover ou copiar. Se desejar copiar os objetos selecionados, simplesmente coloque-os na sua localização original em primeiro. Para arrastar, é possível usar a intersecção das linhas guia temporárias. O comportamento é similar a copiar ou mover os objetos 3D.

Arrasto de Objetos 3D ao Alterar Dimensões.

Se desejarmos alterar as dimensões de formas básicas (como uma caixa, um cilindro, um cone…), podemos esticar a dimensão correspondente. Os objetos 3D editados, são alterados de forma dinâmica, de acordo com o movimento do cursor. De forma similar, podemos arrastar a altura de um sólido extrudido, se este for criado ou editado por um esboço. Agora, podemos usar os ganchos nas localizações 3D, durante o arrasto (pontos finais, pontos médios, centro dos círculos…). Esta funcionalidade, pode ser desligada opcionalmente, com o comando “cfg”.

Pré-visualização de Documentos Inativos.

Esta funcionalidade, foi introduzida na versão anterior. Agora, a pré-visualização é mostrada em todas as situações possíveis. Se desejar sair do VariCAD e ainda existirem alterações por guardar, é mostrada a pré-visualização para todas estas alterações, exceto a situação, onde o documento alterado seja o ativo. De forma similar, podemos ver as pré-visualizações se pretendermos executar o “guardar tudo” e existirem múltiplos documentos inalterados “NONAME”.

Outra funcionalidade nova, é a pré-visualização de todos os ficheiros, relacionados com a estrutura de montagem. A caixa de diálogo, contém uma secção de pré-visualização que mostra os documentos atualmente abertos, como os documentos não abertos – depois, a pré-visualização é usada numa caixa de diálogo-ficheiro. A lista de ficheiros, contém várias informações novas.

Trabalhar com Dois Monitores.

Não é mais necessário, definir explicitamente, onde é que o VariCAD vai ser mostrado. Simplesmente arraste toda a janela do VariCAD, para o monitor esquerdo ou direito. A seguir, o VariCAD vai começar aí. Note, que a segunda janela VariCAD (apenas de leitura), possui definições diferentes. Ainda assim, é possível definir a localização do VariCAD, no comando “cfg”, como existia anteriormente.

Reparar Aberturas num Perfil Selecionado.

Ao definir contornos a extrudir (ou por outros meios), podemos detetar e reparar de forma automática, as aberturas entre segmentos adjacentes. A largura da abertura, pode ser selecionada. Por defeito, são detetadas e reparadas, aberturas até 0.025 mm. A largura pode ser definida até 0.25 mm. Se for detetada uma abertura, esta é reparada pela extensão ou corte para a intersecção do segmento vizinho, ou no caso de NURBS, recalculando.

A deteção e reparação de aberturas, está disponível a partir do menu de pop-up, ao esboçar contornos ou a partir do comando “rgp” – que também está ativo no desenho 2D. Estas aberturas não tratadas, na ordem dos microns ou ainda menos, podem causar problemas, no trabalho com os sólidos 3D. As aberturas são geralmente originadas, pela importação de objetos 2D.

Definições de Espessura das Linhas Impressas.

As caixas de diálogo, foram reconstruídas. Agora, podemos definir a espessura, numa única caixa de diálogo.

Notícias recentes

redes_kubotek_brasil2

Representação Kubotek para o Brasil

Temos o prazer de anunciar que a CADsoft Portugal é o novo representante oficial da ...

varicadllllllllllllll

Nova versão VariCAD v2024-2.0 (New version)

Foi lançada uma nova versão VariCAD 2024-2.0. Esta nova versão, contém várias opções novas, para ...